Rituais de Lua

RITUAIS DAS FASES DA LUA  

 

A cada semana realizamos um ritual para a fase da lua, para participar desses rituais pedimos uma contribuição social para o nosso Instituto.

Escolha qual ritual deseja participar e clique na imagem para se inscrever.

cheia.jpg
minguante.jpg
nova.jpg

Os Rituais das Luas no Instituto Lua Nova iniciou antes de sua inauguração com grupo de amigas fazendo rituais com os oráculos na lua cheia, e devido a isso o nome do instituto se vincula a lua, sendo que a lua nova é o início de ciclo e numerologicamente viabilizou sua escolha.

 

Na inauguração do Instituto o Indígenas  Wakay (Kariri Xocó - Funi-ô), trouxe a energia dos rituais das lua e liderou os rituais da fogueira sagrada com a lua nova iniciando em 2015 onde a cada ciclo de lua nova é feito a fogueira, onde iniciou uma estreita parceria do Instituto Lua Nova com Wakay e os irmãos indígenas das etnias Kariri Xocó - Funi-ô, e demais.

indigenas e a fogueira.jpg
evento wakay.jpg
indigenas.jpg
funiô.jpg
A LUA, SEU SIGNIFICADO ETÉRICO E SUAS FASES

Essa pesquisa foi feita na web e escolhi um blog pela clareza da exposição: Luas de Afrodite, cujo link está no final do texto. O texto foi resumido e sintetizado, mas as ideias e explanações pertencem exclusivamente a autora do blog.

 

A LUA

Corpo celeste dos humores, dos encantos, marés e desejos, seja Minguante, Negra, Violeta; seja Nova, Crescente, Cheia; Cheia Azul ou Rosa dos Desejos, as fases da Lua influenciam os ciclos da vida de tudo que pulsa, respira e está vivo sobre a Terra. A Lua é o Sol da noite, o olhar bondoso da Deusa que nos abençoa a cada mês. Lua e Deusa são palavras sinônimas em muitas culturas, representando o princípio feminino, a eterna fonte de vida. Lírio Moon, Luna, Clara Lune, Doce Lua... Não importa que nome lhe damos pois seu significado é a essência da mulher e sempre será associada ao feminino.

 

A Lua sempre esteve ligada aos nossos sentimentos, a essa parte onírica que nos invade sem que sobre ele tenhamos qualquer controle. Quando começamos a seguir o caminho da Lua, nos tornamos mais profundos em nossos sentimentos, mais vulneráveis, sensitivos, intuitivos, oníricos, leves, instintivos, espontâneos, ligados à natureza, ou seja, valorizando todas as qualidades associadas com o feminino.

 

No caminho da Lua aprendemos a trabalhar ciclicamente com nossa personalidade, como quando nos conectamos com os ciclos da Lua e organizamos nossas vidas de acordo com seu movimento. As fases da Lua afetam toda a vida existente no planeta, desde as marés dos oceanos até o crescimento das plantas. No nosso corpo, visto ele ser composto por grande parte de água, a Lua funcionará também com igual intensidade. As mulheres que começam a se conectar com os ciclos da Lua podem ver nitidamente essa transformação ocorrendo nos seus corpos pela menstruação.

 

 

FASES DA LUA: NOVA, NEGRA E VIOLETA

 

O Ponto de Partida

Tempo do fervilhar de novas ideias

 

LUA NOVA

Esta fase ocorre quando o Sol e a Lua estão em conjunção, isto é, no mesmo signo, em graus exatos ou muito próximos. A luz refletida da Lua é menor do que em qualquer outra fase do seu ciclo. A atração gravitacional da Lua sobre a Terra é a mais forte e pode ser apenas comparada com a fase da Lua Cheia. Neste momento, a Lua nasce e se põe junto com o Sol e ofuscada pela proximidade deste, fica invisível.

 

Considera-se este como um período de ponto de partida, já que o Sol e a Lua estão unidos no mesmo grau. Novos começos, projetos e ideias estão em plena germinação. Um alívio ou liberação das pressões do mês anterior nos dá a sensação de estarmos quites com o que passou e disponíveis para começar algo novo em folha. Não vamos trazer nada da fase anterior para este momento, pois o que era importante e nos envolvia perdeu a força. Estamos aliviados e descarregados. Qualquer direção pode nos atrair.

 

LUA NEGRA OU BALSÂMICA

A Lua Negra, também chamada de Lua Balsâmica ou Lilith, acontece nos três dias que antecedem a Lua Nova, ou seja, os últimos três dias da Lua Minguante, quando ela se encontra envolvida na escuridão, unindo em si as faces Jovem, Mãe e Anciã.

 

Durante essa fase de escuridão mensal, os povos antigos reverenciavam as "Deusas da Escuridão", dedicando este tempo a rituais divinatórios, de cura e transmutação. Com o advento das sociedades patriarcais, os mistérios da Lua Negra tornaram-se sinônimo de terror e malefícios. Incapacitados de compreender o desaparecimento da lua, surgiram lendas e superstições sobre os demônios ou forças malignas que comiam a lua. Dessa maneira, a Lua Negra passou a representar o auge dos poderes destrutivos, vaticinando cataclismos naturais, como inundações, tempestades, secas e humanos, como guerras, doenças e fome. A Lua Negra era tida como aziaga para qualquer empreendimento, por ser considerada a lua no momento em que os fantasmas e os espíritos malévolos perambulam sobre a terra e as bruxas executam seus rituais de magia negra.

 

 

Na verdade, a Lua Negra facilita o acesso aos mundos e planos sutis e às profundezas de nossa psique e é uma fase favorável para trabalhos de transformação e renovação. Somente mergulhando no nosso lado escuro, desvendando os mistérios e as sombras de nosso inconsciente, poderemos achar os meios secretos para nossa renovação. A Lua Negra tem o poder de criar e de destruir, de curar e de regenerar e de descobrir e fluir com o ritmo das mudanças e dos ciclos naturais, dependendo da capacidade individual em reconhecer e integrar sua sombra.

 

Ao entrar na fase da Lua Negra, podemos presenciar a transição entre a destruição do velho e a criação do novo. É um período favorável para rituais de cura, renovação e regeneração. O processo de transformação destrói os padrões ultrapassados de condicionamento, comportamento e estruturação, liberando-nos daquilo que não serve mais, aquilo que é limitante, impedindo nossa expansão.

 

 

A LUA VIOLETA

Quando ocorrem duas Luas Novas no mesmo mês, temos duas Luas Negras e esta segunda Lua Negra é chamada de Lua Violeta. A Lua Violeta amplifica as qualidades e possibilidades da Lua Negra e garante qualidades purificadoras e renovadoras que podem ser alcançadas por meio do silêncio, introspecção e reflexão.

 

A finalidade da Lua Violeta é possibilitar uma silenciosa e profunda contemplação não apenas na realidade material, mas do verdadeiro propósito da alma e dos seus desafios, além da missão que você veio realizar nesta encarnação. Invocando a proteção do seu Anjo da Guarda e a permissão das Senhoras do Destino será possível a você receber intuição ou vidência, na noite da Lua Violeta, de presságios ou sinais para lhe orientarem em sua trajetória.

 

FASES DA LUA: LUA CRESCENTE

 

(Re)Começar

O padrão que predominar na Lua Crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo lunar.

 

LUA CRESCENTE

Esta é a Lua que representa a face e o arquétipo da Jovem: obstinada, progressiva, destemida, ousada, enamorada e sonhadora. As influências dessa Lua regem os recomeços, as paixões, a luta e tudo o que esteja ligado a jovialidade como sonhos, ilusões, obstinações, busca por verdade e caminho até si mesmo. Essa é a face que todos tem que passar ao entrar no caminho mágico, o que quer que estejamos pretendendo passará por um teste e precisará ser defendido, sustentado e direcionado com firmeza. Isso significa fazer opções, manter o curso das atividades e comprometer-se. A magia dessa Lua é indicada para aqueles que estão (re)começando algo, seja lá o que for. Indicada para aqueles que se impulsionam nos sonhos e ilusões da paixão, para os que obstinam conseguir algo ou para aqueles que buscam encontrar e conhecer a si mesmo.

 

O padrão que predominar na Lua Crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo lunar, seja o de crescimento do sucesso ou de crescimento dos obstáculos. É bom abandonarmos completamente os planos que não estão desabrochando e nos concentrarmos nas sementes que estejam crescendo. Tudo está mais claro, delineado e definido. Temos mais certeza do que queremos, conhecemos melhor a possibilidade de realização do que pretendemos e também os problemas e as resistências à concretização de nossos objetivos.

 

A Lua Crescente é um período de bastante movimento, em que as coisas se aceleram, mas ainda não ganharam forma. Favorável especialmente aos esclarecimentos de mal-entendidos, ao início de novos empreendimentos, às tentativas de aprimoramento em todas as áreas da vida e atividades que exijam o desapego de situações.

 

LUA DE CONSTRUIR!

 

PRINCÍPIO: RECONHECER LIMITES E APOSTAR APENAS NO QUE PROMETE FRUTIFICAR.

 

FASES DA LUA: CHEIA, AZUL, ROSA E DISSEMINADORA

 

Transbordamento, plenitude, poder

Nenhum projeto vai desabrochar para além do nível atingido nesta fase.

 

LUA CHEIA

A Lua Cheia é um transbordamento principalmente emocional, e tem-se a impressão de que tudo afinal foi concluído. O poder dessa fase é intenso e nervoso para algumas mulheres, precisando de exercícios de canalização das energias. Se os obstáculos surgidos na fase da Lua Crescente foram enfrentados e todas as etapas próprias do processo de crescimento foram cumpridas a tempo, no período anterior, então a Lua Cheia trará realização e culminância, o que quer que tenha de ser atraído energicamente o será aqui. Caso contrário, experimentaremos frustração, conflito e muita ansiedade. A Lua Cheia revela o máximo de qualquer situação, o sucesso ou o fracasso dos nossos esforços será revelado, não se pode brilhar mais do que isso e nenhum projeto vai desabrochar para além do nível atingido nesta fase.

 

A Lua Cheia é a fase das realizações e transbordamentos, tanto para melhor quanto para pior. Favorável especialmente aos relacionamentos sociais, à conscientização dos bloqueios/problemas, às mudanças de residência, de hábitos, à comunicação de novas ideias e planos que exijam força de vontade e determinação.  

 

Lua de encanto, beleza, prazer!

 

PRINCÍPIO: realização e brilho ou frustração e conflito – dependendo de como foram conduzidas as ações anteriores

Esta Lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional geral e altera o humor.

 

É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos, para melhor ou para pior. Se durante a Lua Crescente se cumpriram etapas de crescimento e todos os entraves foram resolvidos a tempo, a Cheia representa o ponto culminante de realização.

 

As emoções e as sensações se aguçam, sob o efeito desta Lua e os relacionamentos podem ficar preocupantes, por conta de uma obsessão.

 

É bem mais difícil manter o equilíbrio. Convém, dessa forma, procurar manter a calma...

 

LUA AZUL

A Lua Azul é o nome que se dá à segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês. Tem muita força magnética e poder espiritual, reforçando o sentido de plenitude da Lua Cheia. Se colhe mais do que se plantou, os encantamentos têm maior poder e resultado mais rápido.

 

LUA ROSA DOS DESEJOS

Essa Lua recebe esse nome não por ficar colorida de rosa, mas por ser a Lua dos Desejos, aspecto que geralmente se associa a essa cor. A Lua Rosa, ou Lua dos Desejos, é a Lua Plena (data da Lua Cheia no calendário) mais próxima de um dos Sabbaths, especialmente dos quatro principais. É uma Lua mais acessível a encantos e conversas, ainda mais do que o convencional da Lua Plena, por outro lado, ela absorve a regência do Sabbath a que anuncia, confirma ou exalta, então a dica é que se pense para essa Lua algo relacionado diretamente com os significados do Sabbath

 

Os poderes exaltados dessa Lua a tornam poderosíssima, por isso, cuidado com o que é pedido: com certeza lhe será dado.

 

LUA DISSEMINADORA

Ocorre cinco dias após a entrada da Lua Cheia e permanece até o início da Lua Minguante. Nesta fase é aconselhável, espalhar, disseminar, desconcentrar. É favorável dispersar energia, porque os problemas também se dispersarão, mas ao mesmo tempo indica espalhar os recursos, partilhá-los, pensar nos outros porque os retornos podem desdobrar-se e multiplicar-se. Boa para focalizar relacionamentos sociais, conscientização de bloqueios e problemas, mudanças de residência, mudanças de hábitos, comunicação de novas idéias e planos que exijam força de vontade e determinação.

 

FASES DA LUA: LUA MINGUANTE

 

O Final do Ciclo

Convite à reflexão

 

LUA MINGUANTE

Se a Lua Crescente é Jovem, A Lua Plena é Mãe, sobrou-nos a Lua Minguante como Anciã. A Lua Minguante é o tempo da desintegração de algumas idéias antigas. O movimento aqui é de introspecção e recolhimento. É o período pré-menstrual em várias mulheres e pode ser caracterizado por intensa depressão quando não se está em sintonia com os ciclos lunares. A Lua Minguante representa o final do Ciclo, a preparação para a Lua Negra, para a Morte e Renascimento, para aquilo que não podemos ver ou sondar. Por isso, ela nos fala do que é preciso ser feito.

 

A Lua que, assim como míngua no céu, promete minguar com aquilo que é preciso deixar para trás para podermos prosseguir e renascer. Desse modo, ela nos convida a uma reflexão a respeito da nossa vida e a tomar as decisões que não foram tomadas e que tão necessárias se mostram. É por essa razão que essa Lua é recomendada para todo o processo ou trabalho que precise indicar um fim, uma despedida, um término.

 

Fique perto dos seus entes queridos, perto dos amigos realmente amigos em sua vida. Reflita a seu respeito e a respeito de sua vida. Assinale os pontos que você quer e que você precise mudar, nos âmbitos que forem de sua vida. Tome um banho de arruda, benjoim, alecrim e cidreira e fixe nas coisas que você precisa eliminar ou minguar em você.

 

Especialmente favorável ao planejamento de atividades e empreendimentos, ao término de trabalhos inacabados, à solução criativa de problemas ligados ao passado, ao relacionamento com jovens, adolescentes e crianças e ao início de tratamento de saúde.

 

Minguante é tempo de planejamento, finalizações, conclusões e excelente para cuidar da saúde. Especialmente favorável ao planejamento de atividades e empreendimentos, ao término de trabalhos inacabados, à solução criativa de problemas ligados ao passado, ao relacionamento com jovens, adolescentes e crianças e ao inicio de tratamentos de saúde.

 

PRINCÍPIO: TEMPO DE RECOLHIMENTO E INTERIORIZAÇÃO

 

Boa para fazer limpeza e jogar coisas fora

Boa para arrumar a casa

CONTROLE TODOS OS IMPULSOS

BOA PARA NEUTRALIZAR MAGIA PREJUDICIAL

LUA DE RECOLHIMENTO, ANÁLISE E BALANÇO

 

TEMPO DE FINALIZAÇÕES E CONCLUSÕES PARA NÃO COMEÇAR UM NOVO CICLO LUNAR COM PENDÊNCIAS

 

Esta Lua é ótima para se largar situações insatisfatórias, porque estamos menos atingidos por elas. Tudo perde um pouco a intensidade e a importância.

 

 

 

Leia as informações completas no link da fonte de pesquisa: http://luasdeafrodite.blogspot.com/2016