Buscar

OS CINCO ELEMENTOS - Parte 5

Os Elementais do Corpo

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

Para estudar sobre o elemental do corpo, tema iniciado na artigo anterior, trouxe um texto que gostei muito e faz uma abordagem esotérica do tema e em seguido trago a visão da filosofia oriental sobre os elementos os nosso corpo.


"Diferente de outros elementais, o elemental do corpo desfruta de uma forma de imortalidade. Desde a hora em que foi dado o sopro da vida nas suas narinas, um elemental do corpo foi designado como seu guarda-costas invisível e médico pessoal.

Trabalhando sob a orientação do cristo pessoal e da Presença Eu Sou, o elemental do corpo labuta 24 horas por dia empregando os ciclos dos quatro elementos para trazer à manifestação no seu plano da matéria, a maior de todas as perfeições registrada pelo indivíduo no plano do espírito.

Inocente e puro, habilidoso e inteligente, o elemental do corpo tem aproximadamente um metro de altura, e é quase que uma réplica perfeita do seu mestre – algumas vezes, uma caricatura do humano, outras vezes do divino, mas sempre uma imitação do seu temperamento e desígnios – quer o homem decrete “estou bem” ou ” estou doente”, ” sinto-me bem” ou “sinto-me mal”, o elemental do corpo é o gênio que aparece para tornar realidade o seu desejo – o carma do homem é a sua única limitação.

Vestidos de acordo com a consciência do indivíduo, este ajudante invisível coloca a veste que mais se assemelha no momento pela corrente vida ou uma que tenha sido destacada no passado.

Quer o homem reconheça ou não a existência do elemental do corpo e a sua responsabilidade para lidar com justiça com este servo, o elemental recebe as ordens dele e age de acordo com a vontade dele.

Todos os pensamentos e sentimentos do homem são transferidos eletronicamente para ele e ele manifesta-o automaticamente dentro das células do templo do corpo.

Assim, o homem assiduamente provoca as suas enfermidades ao fazer primeiro com que o seu elemental fique doente. Ele treina o seu servo a pensar negativamente e a sentir negativamente, e o seu servo obedece.

Ao passo que as dúvidas e os medos paralisam completamente o elemental do corpo, uma atitude positiva em relação à vida o liberta para estabelecer a saúde do homem e o seu bem-estar.

Assim como as sílfides, as salamandras, os gnomos e as ondinas são vergados pelo eflúvio planetário, da mesma forma os elementais do corpo, ficam severamente incapacitados pela consciência das massas.

Prevenir é a melhor cura e a mais segura, cabendo ao homem fazer invocações diárias ao cristo pessoal para a liberdade e a proteção do elemental do corpo de toda interferência estranha e de tudo o que não é da luz.

A fonte de energia que o elemental do corpo usa ao prestar serviço ao corpo físico é a própria chama do coração e as emanações de luz dos chacras. Se estes centros, que são para a distribuição de energia do coração para os quatro corpos inferiores estiverem recobertos de energias negativas, o elemental do corpo fica impossibilitado de agir para manifestar a perfeição no plano físico.

Quanto mais luz o indivíduo tiver trazido à manifestação no campo de força do ser aqui embaixo, mais luz o elemental do corpo terá para trabalhar, enquanto ele cuida da chama que está no altar do templo do corpo.

Portanto, se o homem deseja desfrutar da amizade dos elementais, ele precisa uma vez mais se converter numa criancinha, ele precisa renovar as suas relações com os servos da natureza e entrar em comunhão com este tão importante aspecto da vida, ele tem que convidar, não apenas o seu elemental do corpo, como também todos os elementais, para cooperar com ele numa ação concentrada em prol da humanidade.

O espírito santo nos recomenda para envolvermos este ajudante fiel num halo de gratidão proveniente do nosso cálice do coração e para visualizarmos um ovóide rosa flamejante pulsante que o circunde completamente. O amor é a linguagem universal dos guardiões da natureza, ao qual eles nunca deixam de responder.

Pelo poder da intenção e da palavra falada, podemos então magnetizar as energias universais do espírito santo num foco de fogo sagrado, e enviarmos para onde quer que ele seja necessário para a cura do corpo, mente e alma e pode, em última instância, tornar-se mestre do seu mundo."


Fonte: Alquimia da Alma - www.alquimiadaalma.com.br, 2020



A segunda parte deste artigo a abordagem será da visão dos ensinamentos da medicina e filosofia oriental, indo buscar em textos da Ayurveda, no site nowmaste.com.br, de Jacquelinne Bivigin Fernandes encontrei uma artigo interessante: A teoria dos cinco elementos da natureza ayurveda e vou compartilhar aqui parte dele:


Os cinco grandes elementos da natureza considerados pelo Ayurveda e a importância do equilíbrio entre eles como a chave para a manutenção da saúde e para o tratamento das doenças, sejam elas físicas, mentais ou espirituais.


O Ayurveda afirma que o homem é um microcosmo, ou seja, possui um universo dentro de si mesmo, o qual é sensível às forças cósmicas do ambiente exterior, o macrocosmo ou Universo. O Ayurveda ensina que o universo é composto por cinco formas de manifestação, as quais são representadas pelos cinco elementos.

São eles:


Éter - representa o espaço, amplitude, expansão.

Ar - representa o espaço em movimento. Possui características como leveza, secura, inquietude.

Fogo - sua fonte é o Sol, representando energia e calor. É o elemento transmutador, que promove transformação.

Água - é a matéria em seu estado líquido, possuindo características de fluidez e lubrificação, entre outras.

Terra - representa a matéria em seu estado mais sólido ou condensado, possuindo características de estabilidade e inércia.


Os textos clássicos do Ayurveda afirmam que o ser humano é a reunião dos cinco grandes elementos da natureza (Pancha Maha Bhutas) mais o SELF IMATERIAL (espírito).


Sendo assim, visando manter a saúde, vitalidade e equilíbrio das funções fisiológicas e

psicológicas, é preciso saber se os nossos cinco sentidos estão em equilíbrio com os cinco elementos da natureza.


🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

✨Éter

No corpo humano há muitos espaços, que são manifestações do elemento Éter, tais como os espaços na boca, nariz, esôfago, estômago, tórax, intestino, vasos, tecidos e células.

Para que o ser humano se comunique verbalmente de forma compreensível, é preciso que os ouvidos expressem a ação através dos órgãos da fala. O elemento Éter está

relacionado ao sentido da Audição (ouvidos, língua, boca, cordas vocais, ato de falar) e é o meio pelo qual o som é transmitido.

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

🌪💨Ar

O Ar é o Éter em movimento, ou seja, o elemento Éter manifesta-se no Ar. No corpo

humano, o Ar está presente no movimento dos músculos, nas batidas do coração, na

expansão e contração dos pulmões, nos movimentos e contrações do estômago e

intestinos e nas atividades do sistema nervoso central, no que diz respeito aos

movimentos das células nervosas. O elemento Ar está relacionado ao sentido do

Tato (pele, mãos, ato de segurar). A pele das mãos é muito sensível e imprescindível

nas ações de segurar, dar e receber.

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

🔥Fogo

É o elemento Éter manifestado em Fogo. No corpo humano está presente no sistema

digestivo e representa o metabolismo, que é fonte de calor. Nas atividades cerebrais o

elemento Fogo manifesta-se como a inteligência. O elemento Fogo está relacionado

à Visão (olhos, ativa a retina que percebe a luz, pés, ato de caminhar). Os

olhos gerenciam o ato de caminhar. Um ser humano cego consegue caminhar, mas sem

direção definida.

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

💧Água

O elemento Fogo ao fornecer calor, dissolve elementos etéreos (Éter), que se liquidificam, formando a Água. O elemento Água manifesta-se nas secreções, sucos digestivos, glândulas salivares, nas mucosas, na parte líquida do sangue (plasma) e citoplasma. A água é vital para o bom funcionamento do corpo humano. Casos de desidratação causados por diarréia e vômito devem ser tratados com urgência de forma a preservar a vida do paciente. O elemento Água está relacionado ao sentido do Paladar

(língua, ato de procriar). Interessante saber que no Ayurveda o pênis e o clitóris são

considerados a língua inferior e a da boca, superior. Logo, ensina que aqueles que

controlam a língua superior, também possuem o controle da inferior.

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

🍀Terra

O elemento Terra representa as estruturas sólidas do corpo como os ossos, músculos,

tendões, cartilagens, unhas, pele, cabelos e tecidos. O elemento Terra está relacionado ao sentido do Olfato (nariz, excreção, ânus). O nariz está relacionado com a excreção. Isso é demonstrado por um paciente que sofre de prisão de ventre (constipação) ou cólon obstruído: geralmente ele possui mau hálito e seu olfato é fraco ou inexistente.


Exemplos de desequilíbrio dos cinco elementos


  • Paciente com muito Éter (espaço) deve ser tratado com terra, ou seja, nutrido pela dieta.

  • Paciente com muito Ar (movimento) deve ser hidratado e acalmado.

  • Paciente com muito Fogo deve ser refrescado (ervas frias).

  • Paciente com muita Água (edemas) deve ser drenado e aquecido (ervas quentes e

  • diuréticas).

  • Paciente com muita Terra deve ser emagrecido (dieta leve).

Embora todas as pessoas sejam formadas pela combinação dos cinco elementos da natureza, sua proporção difere na constituição de cada um. Desta forma, classificamos estas diferenças em basicamente três biotipos primários também chamados de Vata, Pitta e Kapha, mas este é um outro tema que você pode pesquisar mais tarde.


Fonte: www.nowmaste.com.br, 2020 por Jacquelinne Bivigin Fernandes


Você sabe QUAIS OS ELEMENTO BÁSICOS DO SEU SIGNO SOLAR E VOGAL TÔNICA DO NOME? qual a influência destes elementos combinados? no próximo artigo vamos trazer o último tema sobre os 5 elementos.



Lei os textos anteriores a este no endereço: https://www.espacoholisticoluanova.com/publicacoes


Texto de autoria de Márcia de Andrade Macêdo - Guardiã do Instituto Lua Nova. Este tema continua outros posts nesta mesma página, acompanha no nosso endereço:

https://www.espacoholisticoluanova.com/post/os-cinco-elementos-parte-5

SE VOCÊ CURTIU ESTE CONTEÚDO FAZ UM LIKE NO NOSSO POST E COMPARTILHA NAS REDES SOCIAIS.

0 visualização

© 2019 Todos o Direitos Reservados ao Instituto Lua Nova.

R. Viviane Vieira Pedreira, nr - 20-2 - Praia de Ipitanga, Lauro de Freitas - BA, 42700-000

Telefone: (71) 98806-0907

Desenvolvido por Agência maissucesso

whats.png