top of page
Buscar

OS CINCO ELEMENTOS - Parte 5

Os Elementais do Corpo

🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

Para estudar sobre o elemental do corpo, tema iniciado na artigo anterior, trouxe um texto que gostei muito e faz uma abordagem esotérica do tema e em seguido trago a visão da filosofia oriental sobre os elementos os nosso corpo.


"Diferente de outros elementais, o elemental do corpo desfruta de uma forma de imortalidade. Desde a hora em que foi dado o sopro da vida nas suas narinas, um elemental do corpo foi designado como seu guarda-costas invisível e médico pessoal.

Trabalhando sob a orientação do cristo pessoal e da Presença Eu Sou, o elemental do corpo labuta 24 horas por dia empregando os ciclos dos quatro elementos para trazer à manifestação no seu plano da matéria, a maior de todas as perfeições registrada pelo indivíduo no plano do espírito.

Inocente e puro, habilidoso e inteligente, o elemental do corpo tem aproximadamente um metro de altura, e é quase que uma réplica perfeita do seu mestre – algumas vezes, uma caricatura do humano, outras vezes do divino, mas sempre uma imitação do seu temperamento e desígnios – quer o homem decrete “estou bem” ou ” estou doente”, ” sinto-me bem” ou “sinto-me mal”, o elemental do corpo é o gênio que aparece para tornar realidade o seu desejo – o carma do homem é a sua única limitação.

Vestidos de acordo com a consciência do indivíduo, este ajudante invisível coloca a veste que mais se assemelha no momento pela corrente vida ou uma que tenha sido destacada no passado.

Quer o homem reconheça ou não a existência do elemental do corpo e a sua responsabilidade para lidar com justiça com este servo, o elemental recebe as ordens dele e age de acordo com a vontade dele.

Todos os pensamentos e sentimentos do homem são transferidos eletronicamente para ele e ele manifesta-o automaticamente dentro das células do templo do corpo.

Assim, o homem assiduamente provoca as suas enfermidades ao fazer primeiro com que o seu elemental fique doente. Ele treina o seu servo a pensar negativamente e a sentir negativamente, e o seu servo obedece.

Ao passo que as dúvidas e os medos paralisam completamente o elemental do corpo, uma atitude positiva em relação à vida o liberta para estabelecer a saúde do homem e o seu bem-estar.

Assim como as sílfides, as salamandras, os gnomos e as ondinas são vergados pelo eflúvio planetário, da mesma forma os elementais do corpo, ficam severamente incapacitados pela consciência das massas.

Prevenir é a melhor cura e a mais segura, cabendo ao homem fazer invocações diárias ao cristo pessoal para a liberdade e a proteção do elemental do corpo de toda interferência estranha e de tudo o que não é da luz.

A fonte de energia que o elemental do corpo usa ao prestar serviço ao corpo físico é a própria chama do coração e as emanações de luz dos chacras. Se estes centros, que são para a distribuição de energia do coração para os quatro corpos inferiores estiverem recobertos de energias negativas, o elemental do corpo fica impossibilitado de agir para manifestar a perfeição no plano físico.

Quanto mais luz o indivíduo tiver trazido à manifestação no campo de força do ser aqui embaixo, mais luz o elemental do corpo terá para trabalhar, enquanto ele cuida da chama que está no altar do templo do corpo.

Portanto, se o homem deseja desfrutar da amizade dos elementais, ele precisa uma vez mais se converter numa criancinha, ele precisa renovar as suas relações com os servos da natureza e entrar em comunhão com este tão importante aspecto da vida, ele tem que convidar, não apenas o seu elemental do corpo, como também todos os elementais, para cooperar com ele numa ação concentrada em prol da humanidade.

O espírito santo nos recomenda para envolvermos este ajudante fiel num halo de gratidão proveniente do nosso cálice do coração e para visualizarmos um ovóide rosa flamejante pulsante que o circunde completamente. O amor é a linguagem universal dos guardiões da natureza, ao qual eles nunca deixam de responder.

Pelo poder da intenção e da palavra falada, podemos então magnetizar as energias universais do espírito santo num foco de fogo sagrado, e enviarmos para onde quer que ele seja necessário para a cura do corpo, mente e alma e pode, em última instância, tornar-se mestre do seu mundo."


Fonte: Alquimia da Alma - www.alquimiadaalma.com.br, 2020



A segunda parte deste artigo a abordagem será da visão dos ensinamentos da medicina e filosofia oriental, indo buscar em textos da Ayurveda, no site nowmaste.com.br, de Jacquelinne Bivigin Fernandes encontrei uma artigo interessante: A teoria dos cinco elementos da natureza ayurveda e vou compartilhar aqui parte dele:


Os cinco grandes elementos da natureza considerados pelo Ayurveda e a importância do equilíbrio entre eles como a chave para a manutenção da saúde e para o tratamento das doenças, sejam elas físicas, mentais ou espirituais.


O Ayurveda afirma que o homem é um microcosmo, ou seja, possui um universo dentro de si mesmo, o qual é sensível às forças cósmicas do ambiente exterior, o macrocosmo ou Universo. O Ayurveda ensina que o universo é composto por cinco formas de manifestação, as quais são representadas pelos cinco elementos.

São eles:


Éter - representa o espaço, amplitude, expansão.

Ar - representa o espaço em movimento. Possui características como leveza, secura, inquietude.

Fogo - sua fonte é o Sol, representando energia e calor. É o elemento transmutador, que promove transformação.

Água - é a matéria em seu estado líquido, possuindo características de fluidez e lubrificação, entre outras.

Terra - representa a matéria em seu estado mais sólido ou condensado, possuindo características de estabilidade e inércia.


Os textos clássicos do Ayurveda afirmam que o ser humano é a reunião dos cinco grandes elementos da natureza (Pancha Maha Bhutas) mais o SELF IMATERIAL (espírito).


Sendo assim, visando manter a saúde, vitalidade e equilíbrio das funções fisiológicas e

psicológicas, é preciso saber se os nossos cinco sentidos estão em equilíbrio com os cinco elementos da natureza.


🧚🏻‍♀️🧜🏻‍♀️🧞‍♀️🧝🏻‍♀️

✨Éter

No corpo humano há muitos espaços, que são manifestações do elemento Éter, tais como os espaços na boca, nariz, esôfago, estômago, tórax, intestino, vasos, tecidos e células.

Para que o ser humano se comunique verbalmente de forma compreensível, é preciso que os ouvidos expressem a ação através dos órgãos da fala. O elemento Éter está

relacionado ao sentido da Audição (ouvidos, língua, boca, cordas vocais, ato de falar) e é o meio pelo qual o som é transmitido.